14 de dezembro de 2016

Key West


No dia em que parti para as ilhas tinha acordado às oito e meia da manhã com o barulho de grupos de Harleys a passarem à porta do Motel a caminho de Key West. Não deve haver despertar mais agradável.
Quando estava a passar de uma ilha para outra por pontes e istmos artificiais parei num restaurante que me indicaram onde a esplanada dava para uma mini marina, reservada aos clientes do restaurante. À porta estavam uma meia dúzia de Harleys com um lugar vago no meio onde parei a Cross Tourer. Quando ia a entrar vinham eles a sair. Perguntaram de onde vinha e ficámos um pouco à conversa. Só quando iam a arrancar um deles, que tinha parado a moto do outro lado da entrada, como que afastada do grupo, confessou de certa maneira envergonhado:
- “A minha também é uma Honda”. Embora, à vista, pudesse perfeitamente ser uma Harley, tão bem as copiam.
- “Pois. Vê lá se isso agora pega”, diz-lhe o que tinha ar de chefe do grupo, com ar de desprezo.
- “Porquê? Não pegou”? Perguntei eu.
- “Esta manhã não. Tivemos que a andar a empurrar porque não tinha bateria”.
- “Deixe o tempo passar que verá qual é mais resistente”, disse para o homem da Honda. “Fez uma grande compra. É muito melhor que estas coisas”. E lá seguiu ele radiante da vida e os outros a encolherem os ombros como quem diz. “Pois, está bem”.
Acabei por ficar duas noites em Key West. Durante o dia dei uma volta pela vila e ao fim da tarde fui à pequena praça onde atracam os paquetes de cruzeiro e em que, durante esta época alta, todos os dias alguém monta um qualquer espetáculo, depois de todos observarem o pôr do sol virados a Sul. Desta vez era um cómico francês que trazia uns bancos altos, do tipo dos utilizados pelos domadores de feras no circo, de onde ele fazia saltar os seus gatos, quando eles decidiam obedecer ás suas ordens e o homem ficava radiante, pedindo aplausos.
Tinha acabado de ver o espetáculo quando uma mulher veio ter comigo:
- Você não é de Cascais? Eu conheço-o. Vivia há muitos anos em Miami e vinha acompanhada de uma sobrinha que tinha estado comigo, há poucos meses, em casa de amigos comuns.
No dia seguinte voltei a cruzar as Key Islands para Norte a caminho da costa Ocidental da Floria, que dá para o golfo do Mexico. Nesse dia visitei o Everglades National Park que é uma espécie de pântano gigante, com mais de 6000 Km2 onde habitam 50.000 crocodilos e muitas outras espécies de répteis para além de mamíferos, aves e insectos. Os turistas passeiam nas estreitas estradas do parque num pequeno comboio, ou de bicicleta, junto aos crocodilos que nadam nos canais junto à estrada ou descansam nas suas margens sem parecerem sentir qualquer apetite por carne humana. O único acidente grave que aqui houve, contou-nos o guia, foi quando há duas décadas um miúdo de dez anos se despistou e caiu com a bicicleta em cima de um crocodilo que estava num dos canais e não se fez rogado à oferta de alimento extra.
E lá íamos parando a cada cem metros para tirar fotografias a mais um crocodilo na beira da estrada ou a nadar num dos canais adjacentes.
- “Aquele é fêmea”, diz um dos turistas.
- “How can you tell”?, responde o guia com ar intrigado
- “She has a big mouth”, responde o turista divertido.
Dos Everglades segui para Tampa, já na costa, onde fiquei três dias em casa de uma amiga. A cidade não tem a animação e o espalhafato de Miami enquanto as casas da costa não são tão espetaculares mas Tampa tem o encanto de uma baía e uma península com pontes longas de dez quilómetros que a ligam ao continente e, do outro lado, no do Golfo do Mexico, estreitas ilhas formam a zona de praias que se desenvolveu, em algumas delas, mais que o desejável.




4 comentários:

  1. Caro Francisco Sande e Castro,

    como apaixonado por automóveis que sou, conhecia-o da sua participação no Dakar em que uma porca o fez desistir (UMM) e, depois, pelas crónicas no "Independente" - a da oval ficou-me para sempre na memória.

    Deparei-me, por acaso, com este seu blogue e, sendo eu um viajante ocasional, tem sido um verdadeiro prazer ver o mundo pelos seus olhos. Tenho-me fartado de aprender consigo e já houve um ou outro destino que coloquei na minha agenda por sua causa.

    Muito e muito obrigado pela sua generosidade em partilhar, com textos e imagens e esta sua magnífica experiência. Deste lado, estou certo, somos milhares que vão à pendura.

    Felizes viagens,
    André Barata Simões

    ResponderEliminar
  2. Caro Sande e Castro, viajante corajoso,

    Li de sopetão o seu blogue desde a saída de Portugal e gostei muito.

    Para viajar só, de moto e à volta do mundo, passando todas as vissitudes e dificuldades conhecidas com fronteiras, vistos, alojamento e alimentação, reparações mecanicas, são necessarias muita coragem e auto confianca.

    Tiro-lhe de o chapéu por tal, e dou-lhe os meus parabéns!!!

    Sou português reformado, 72, vivo no sul do Brasil e não dispenso frequentar a Terrinha 2 X ano.

    Se vier a passar por Florianopolis, a uns 80 kms a norte na BR101, terei gosto em cumprimenta-lo caso me avise para kimelke@gmail.com

    Aguardo a continuação de seus escritos, que de facto merecem livro posteriormente. As suas descrições, embora um tanto resumidas, justificam-no.

    Continuação de boa sorte. Joaquim Granja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Joaquim Granja. É provável que passe por Florianópolis, lá para Abril. Já aí estive há uns anos, quando o meu filho aí esteve na universidade. Se de facto passar por aí contacto-o na altura. Cumprimentos
      Francisco

      Eliminar