2 de março de 2019

Springbok



O caminho para Norte é através do deserto do Namib. São enormes rectas com muito pouco movimento e altas temperaturas que nesta altura do ano ultrapassam facilmente os 40º.
Nessa tarde percorri pouco mais de 200 Km e fui ficar à cidade de Clanwilliam. Procurei onde ficar. No primeiro pequeno Hotel em que bati à porta atendeu uma simpática senhora mas achei o preço caro e perguntei ao marido, que entretanto apareceu, se não sabia de um local mais barato. Indicou-me um tal “Elephant House” e disse-me que, se não gostasse, regressasse que me fazia 600 Dólares Namibianos em vez dos 700. Parecia estar a adivinhar.
O “Elephant House” tinha um aviso à porta de cão perigoso mas como não atendiam a campainha abri o portão. Quando me aproximava da casa soltaram a fera, que veio a correr em direcção a mim, com vontade de me trincar. Preparei-me para lhe dar com o capacete e o bicho ficou a rosnar a um metro. Veio uma senhora dizer que não deveria ter entrado. O preço era realmente mais barato mas quando lhe perguntei pelo wi-fi e me começou a explicar que me emprestaria um router e depois me disse que não aceitava pagamento com cartão de crédito, regressei ao Hotel do simpático casal como única alternativa na zona. Ainda bem. O marido prontificou-se a retirar um jipe que tinha na garagem para eu lá guardar a moto. O carro, parado há meses, não pegava mas ajudei-o a empurra-lo para a rua e lá pegou na pequena descida em frente da casa.
Á noite perguntei à mulher se seria perigoso ir a pé até ao único restaurante da vila, a dez minutos de ali.
- Não pode. É muito perigoso. Diga ao meu marido que lhe empreste o carro
- Isso não tenho lata
- Então eu peço
Quando encontrei o marido perguntei-lhe se seria perigoso ir a pé.
- Aah. Acho que não
Preparava-me para sair quando ele veio ter comigo.
- Tem que levar o meu carro porque a minha mulher diz que é muito perigoso e eu não o quero ir buscar ao Hospital.
E lá fui jantar no carro do homem. Muito simpáticos os dois.
No dia seguinte continuei rumo a Norte através da estrada aberta no deserto de uma faixa para cada lado mas em bom piso. Tinha perguntado a quantos quilómetros havia a próxima bomba pois em Cape Town tinham-me dito que provavelmente teria que transportar um “jerrican” comigo pois a autonomia da Cross Tourer, de cerca de 350 Km, podia não ser suficiente entre as poucas cidades que aquele trajecto atravessa.
Distraí-me e, quando cheguei à bomba seguinte, vinha na reserva à uns bons quilómetros e o painel indicava apenas mais 30 Km de autonomia. Uff.
No posto encontrei dois amigos, um numa BMW de estrada e outro numa Harley com quase vinte anos que davam uma volta pelo Norte do país. Pouco depois juntou-se-nos um grupo de uns seis ou sete miúdos, dos seus trinta e tal anos, que também passeavam em GS’s desde Johanesburg.
Estivemos um pouco à conversa e pediram-me o nome do blog.
Nestes locais inóspitos as bombas de gasolina são sempre bons pontos de encontro e conversa.
Segui até Springbok. Num café que tinha internet resolvi marcar a estadia, por haver muito poucos hotéis nestas pequenas cidades. Escolhi um Guest House no meio do deserto mas não me lembrei que poderia não haver estrada alcatroada até lá. E não havia. Almocei já tarde uns bons filetes num “Fish and Chips” da cidade e parti à procura lo local. Ao acabar a estrada alcatroada havia 7 Km em estrada de terra para lá chegar mas, como não haviam indicações nem o GPS reconhecia a Estalagem, fiz mais outros tantos perdido e ía indo ao chão, quando apanhei uma zona com alguma areia mole.

O local era simpático e tranquilo, com um interior bem arranjado sem ser de luxo. Os caseiros fizeram-me uns ovos mexidos para jantar e dormi que nem um anjo, na tranquilidade do deserto.

4 comentários:

  1. ...essa autonomia é que me parece curta para o local...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por enquanto tem sido suficiente, embora por vezes um pouco à recta. Mais lá para cima é provável que tenha que levar um gerrican. Abraço

      Eliminar
    2. Leva sim um gerrican. Abraço e boa continuação.

      Eliminar
  2. ...essa autonomia é que me parece curta para o local...

    ResponderEliminar