26 de fevereiro de 2017

Cidade do Mexico


No meu terceiro dia na Cidade do México, que os Mexicanos chamam apenas México, como o país, fui visitar as ruinas da famosa cidade Teotihuacan considerada, em 1987, Património da Humanidade pela Unesco. Há mais de dois mil anos, existiu ali o que muitos classificam como a mais evoluída cidade do continente americano na época.
Tem duas enormes pirâmides a que mais recentemente chamaram do Sol e da Lua e que, à semelhança das Egípcias, podem ter sido túmulos de reis. Já no século passado foram descobertos túneis e muitos artefactos que assim o indicam.
As pirâmides são de facto imponentes e representam a principal atração turística da Cidade do México. Uma amiga, fascinada pela civilização Maya, tinha-me pedido se dava um beijo numa por ela. E lá me pus a jeito, no primeiro patamar da Pirâmide do Sol. Pedi a um rapaz que me tirasse a fotografia enquanto vários turistas olhavam espantados, certamente a pensar que significado teria aquela atitude. Não dei explicações a ninguém, deixando-os curiosos.
A cidade era enorme para a época pois calculam que há dois mil anos ali viveram entre quarenta a sessenta mil pessoas e quinhentos anos depois a população terá chegado a perto de duzentos mil. Devo ter percorrido uns bons oito quilómetros na caminhada até à Pirâmide da Lua e regresso, através de enormes praças.  Acabei por almoçar no Restaurante da entrada, pelas três e meia da tarde.
No caminho de regresso das Pirâmides enganei-me no trajecto e atravessei uma via rápida que passa junto a uma enorme favela. O curioso das favelas mexicanas é que eles pintam muitas das casas em cores vivas, do género “shocking pink” ou cor de laranja vivo, o que dá uma alegria à paisagem pouco condizente com a vida de quem lá habita.
No dia seguinte fui visitar o bairro Zócalo. É aqui que fica o Palácio Nacional, mandado construir pelo conquistador espanhol e Vice Rei Cortés, para sua segunda residência. Depois da independência chegou a ser residência do Presidente mas hoje é só utilizado em actos protocolares, para além de exibir um museu sobre a revolução que levou à independência do país. Na mesma praça existe a maior e mais impressionante catedral católica do continente americano. Fascinou-me o tamanho do órgão.
Na parte de trás ainda visitei um museu que foi montado a partir de peças com milhares de anos encontradas em escavações locais e que mostram principalmente os muitos sacrifícios humanos que se faziam na época, com ofertas de pessoas aos Deuses e auto flagelação. Enfim, um pesadelo.
Por fim ainda subi a uma das maiores torres da cidade para observar de cima uma capital que acaba por ter poucos prédios de grandes dimensões face à população que lá vive e trabalha.
Depois de cinco dias bem instalado na residência do Embaixador parti para a costa do Pacífico num trajecto de cerca de 900 Km que resolvi fazer calmamente, em três dias. Deixei a cidade por uma autoestrada virada a Sudoeste para uma centena de quilómetros depois decidir sair da via rápida e apanhar mais divertidas estradas de província. Tive a sorte de encontrar uma estrada bem asfaltada, com boas curvas de que já tinha saudades, depois da pasmaceira das auto estradas americanas através das enormes planícies da metade sul do país.
A paisagem aqui lembrava muito Portugal, primeiro tipicamente Alentejana, com pouca densidade de árvores, e depois através de uma serra que atravessava um pinhal. Parei para almoçar numa tasca de beira da estrada um atum com feijão e arroz muito picante, como é costume por estes lados e, pelas quatro e meia da tarde cheguei à pequena cidade de Morelia. No primeiro Hotel em que entrei tinham os preços marcados para duas e seis horas. Perguntei se podia passar a noite mas disseram-me que teria que sair antes do fim do turno, às cinco da manhã. Acabei por encontrar outro do género, em que se entra com o carro ou neste caso a moto, para uma garagem privada e o quarto fica por cima. Mas estes previam a hipótese de se ficar até de manhã, por pouco mais de vinte euros.



Sem comentários:

Enviar um comentário