25 de novembro de 2015

Three Ways


À medida que vou andando para sul a paisagem torna-se mais seca e rasteira. Deixa de haver árvores e passam a ser arbustros de menos de dois metros, uma espécie de savana Africana, que aliás faz sentido pois devo estar à mesma latitude que essa zona de Africa.

Ainda a cerca de 200 Km do posto de Three Ways, parei em Daly Waters. A vila é famosa porque salvou o primeiro explorador a atravessar o continente de Sul para Norte que ali encontrou água.  Tem um Pub com um ambiente fantástico. No interior coleções e recordações várias desde centenas de notas de todo o mundo a roupa, que calculo de cientes, que inclui cuecas e soutiens, bonés, etc. Daqueles pubs que estão cheios de tralha. Um avião em lata pendurado na parede, peças de ferreiro, sei lá, um mundo de material espalhado à volta do bar. É local de paragem obrigatória para quem atravessa o país pelo centro. O dono é daquele género simpático mas de cara séria que já não tem muita paciência para os clientes. À porta, sentado na esplanada estava o pai, dos seus 70 anos, barrigudo e bonacheirão, garrafa de cerveja na mão, que me falou numa pronuncia tão cerrada que lhe pedia para repetir cada frase que dizia. Enquanto tomava o meu “brunch”, pelo meio dia e meia, chegou uma camionete com turistas alemães. O dono e duas miúdas despachadas lá atenderam os 30 ou quarenta clientes com o ar de quem preferia que não tivessem aparecido.
Do outro lado da rua a pequena bomba de gasolina onde depois abasteci também lhe pertence. Entre outras decorações tem um helicóptero em escala ¼ em lata no telhado.
À medida que me vou afastando de Darwin, capital do Northern Territory, o preço da gasolina vai aumentado, provavelmente devido ao transporte para aqueles locais recônditos e pela pouca quantidade que devem vender. Enquanto em Darwin a gasolina de 95 custava o equivalente a 90 cêntimos, aqui para baixo já a cheguei a pagar a 1,90 dólares (1,30 euros) o litro. A água também é um bem escasso e começa a entrar no orçamento diário. Uma garrafa de litro e meio custa 4 euros e, com este calor, nunca bebo menos de duas por dia.
De resto, tudo é caro aqui na Australia. Por um quarto numa barraca pré fabricada de um parque de campismo não pedem menos de 75 euros por noite. Por isso tenho sempre acampado. Custa entre 7 e dez euros e têm casas de banho decentes, muitas vezes uma pequena piscina e um telheiro equipado com fogão e frigorifico onde cozinhar.
Para dizer a verdade não conheço parques de campismo em mais nenhum país, nem mesmo em Portugal, mas calculo que estes sejam  bons.

2 comentários:

  1. É agora que vai passar a ser adepto de campismo. A ficar fan desta maneira ainda vai parar a Monte Gordo :))
    Por cá arrefeceu. Já temos 14 à noite.

    O wtcc lá terminou, para o ano tem mais?

    Boa viagem.
    Bjs, Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ha, ha. Só que aqui os parques são atractivos e há muitos por onde escolher.
      Pois, eu acompanhei. Em princípio tenho. A Honda vai mas eu só sei mesmo em Janeiro. Beijinhos

      Eliminar