
Acordei às seis e meia da manhã e, pelas sete e um quarto estava a sair na moto a caminho da fazenda, a 30 Km da cidade.
Passado o portão de entrada percorri 7 Km numa estrada de terra até à casa principal. Chegaram outros clientes e pelas oito e meia partimos num camião aberto, com bancos corridos, fazer um safari através da enorme propriedade.
O Pantanal é das maiores reservas naturais de vida selvagem no mundo e neste passeio vimos desde veados a crocodilos, passando por inúmeras espécies de pássaros de largo porte ou animais mais estranhos como “Papa Formigas”, com o seu enorme focinho aspirador ou o “Porco do Mato”, uma espécie de ratos de pântanos que chegam a pesar 60 Kg e conseguem submergir por períodos de três minutos.

Pescámos Piranhas que demos de comer aos crocodilos, presas na ponta de um pau que o nosso guia estendia borda fora, para os fazer aproximar do barco e saltarem fora de água,.
Pelas cinco da tarde regressei ao Hotel de Mendonça e no dia seguinte parti a caminho do Norte. Tinha ideia de seguir por uma estreita estrada por dentro do Pantanal mas quando lá cheguei constatei que era de terra e disseram-me que muito enlameada em algumas zonas, de maneira que voltei à estrada principal que passa pela cidade de Campo Grande.

Fiz-me à estrada debaixo de chuva que aqui, de certo modo, é bem vinda pois as temperaturas que rondam os 35º em tempo seco baixam para cerca de 28º quando chove.
Fiquei a dormir na cidade de São Gabriel do Oeste, deixando uma longa etapa de quase 600 Km para o dia seguinte.

Marquei um Hotel pelo Booking que não parecia mau mas, quando lá cheguei, constatei que era num sítio sinistro. Ao sair para jantar um cliente com ar entendido disse-me que seria mais seguro deixar a moto no Hotel e sugeriu acompanhar-me a pé até ao restaurante mais perto, uns 300 metros de ali. Regressei sozinho e passou-se tudo bem.
Seguindo... cuidado por esses sítios.
ResponderEliminarE insectos há?
Ana
Sim, e acham a minha carne muito apetitosa. Vou pondo repelente mas não resistem à tentação.
EliminarQue maravilhosas paisagens e animais selvagens.Acabei de vir do facebook da tua página onde publicaste os filmes da tua epopeia no "lamaçal" contigo completamente esgotado. Ver te aqui tão sereno e sorridente até parece mentira...Grande aventura!! Abraço.
ResponderEliminar