15 de abril de 2017

Nicarágua


Nas Honduras cobram 40 dólares só para entrar no país e não é certamente para arranjarem as estradas, que estão uma miséria. Temos s sensação que não têm dinheiro sequer para o alcatrão dos remendos pois fazem-nos apenas com terra. Ainda pensei em ir até ao Norte do país mas cada quilómetro é um suplício de armadilhas com buracos de vários tamanhos que por vezes não se conseguem evitar. Para além disso tinham-me dito que nas estradas para o interior há muitos assaltos.
- Mas eu não viajo de noite
- Pois. Se viajar de noite tem 80 % de hipóteses de ser assaltado. Se for de dia só tem 50%.
Assim, uns cem quilómetros depois de entrar no país, instalei-me num Hotel na primeira cidade que encontrei e no dia seguinte parti em direcção à fronteira com a Nicarágua num percurso de outra centena de quilómetros.
A Nicarágua já é mais organizada e voltaram a obrigar-me a fazer seguro para a moto, por três meses.
- Mas eu só cá fico três dias. 
- Pois.
Aqui as estradas, embora continuem a só ter uma faixa para cada lado, estão bem tratadas. Tem estado calor, com as temperaturas a rondarem os 35º dia e noite. Assim, ao chegar, parti direito a uma praia de que me tinham falado. Em Montelimar há um Hotel fantástico com enormes jardins bem tratados e até uma pista de aviação privada. Fui até lá espreitar mas pediram-me quase 200 dólares por um quarto e voltei à aldeia procurar onde ficar por menos dinheiro. É uma zona pobre mas com alguns bons hotéis. Acabei por encontrar um razoável junto à praia e não só essa tarde como às oito da manhã do dia seguinte tomei excelentes banhos de mar, com a temperatura do ar a mais de 30º e a da água a uns 25.
Parti depois a caminho da Costa Rica em cuja fronteira voltaram a embirrar com a autorização que levo da Honda para usar a moto.
- Não serve. Tem que ser traduzida em Espanhol e autenticada por um advogado.
- Mas onde vou arranjar um advogado aqui?
- Aí em frente, do outro lado da rua. Está aqui o nome dele. Vá lá tratar do assunto.
E lá me sacaram mais 50 dólares.
Acabei por perder três horas para passar a fronteira, saindo de lá já perto das cinco da tarde. Assim tratei de procurar um hotel onde ficar na primeira pequena cidade que encontrei.
A Costa Rica é ainda mais verde que os países vizinhos e mal se passa a fronteira entramos numa zona de floresta cerrada que faz parte de um dos muitos Parques Naturais.
No dia seguinte voltei a procurar um sítio com praia e desta vez fui parar à ponta de uma península, a uma pequena aldeia chamada Montezuma, influenciado por uma recomendação do “Lonely Planet” que dizia: “se não tem muito tempo para explorar a Costa Rica vá só a Montezuma e esqueça tudo o resto. É difícil lá chegar mas depois não vai querer de lá sair”.
Não liguei muito ao “difícil lá chegar” e pus-me à estrada. Tinha visto que para sair dali não teria que regressar os cento e tal quilómetros para dar a volta à península pois havia um ferry que me podia levar a uma vila na parte mais continental. Só que, a cerca de 100 Km de Montezuma e depois de passar junto ao tal ferry que haveria de apanhar para regressar, a estrada passava a ser de terra e, como era através de uma serra tinha subidas e descidas íngremes e muito esburacadas que se tornaram um inferno. Foram só 30 Km até voltar o alcatrão mas duraram uma eternidade e estava com pena da moto, a levar mais uma “tareia”. Chegado a Montezuma instalei-me num pequeno Hostel e fui dar um mergulho à praia mesmo em frente. Montezuma  não é tão extraordinário como o fazem crer. A vila tem um ambiente hippy giro com turistas com ar de terem abancado ali a venderem brincos e pulseiras para lhes pagar o hache e a alimentação. Parece estarmos noutra época. O principal defeito é que os pequenos hotéis, já em quantidade, descarregam os esgotos no mar de maneira que temos que procurar as zonas limpas das praias para tomar banho. Definitivamente não é local para se classificar como “já não vai querer de lá sair”. 





1 comentário:

  1. Oh céus, faz-nos pensar que bom é viver em Portugal!
    Boa viagem!
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar